Yoga 

“Yoga não é uma cultura antiga que foi queimada pelo tempo, é algo muito valioso para o presente, muito necessária nos dias de hoje para a construção do amanhã.”

(Swami Satyananda Saraswati)

 

Yoga é a ciência do correto viver, que deve ser incorporada no dia-a-dia, em todos os aspectos pessoais: físico, vital, mental, emocional, psíquico e espiritual. A palavra yoga significa união ou único e deriva da raiz sânscrita Yuj (unir). Esta união é descrita em termos espirituais, da consciência individual com a consciência universal nos níveis mais práticos. 

Yoga significa balancear e harmonizar o corpo, a mente e as emoções. Isso é feito através de práticas de asanas, pranayama, mudras, bandhas, shatkarmas e meditação. A ciência do Yoga funciona em vários aspectos da personalidade e do corpo físico das pessoas. A Yoga  traz as funções do corpo para um perfeito funcionamento, fazendo assim, o bem para todos os aspectos da personalidade: física, mental e emocional.

Muitas pessoas sofrem de fobias e neuroses resultantes do estresse do estilo de vida atual, o yoga não promove a cura para a vida, mas pode prevenir o surgimento de doenças psíquicas e até mesmo físicas. Existem vários tipos de Yoga, existem vários escritos sobre esta ciência, mas para nós, o que realmente importa é a aplicação prática e experiencial do Yoga na sua vida pessoal.

Ashtanga, significa oito partes:


1 - Yamas (orientações éticas e morais)

2 - Nyamas (purificação interna)
3 - Asanas (posturas)
4 - Pranayama (controle da respiração)
5 - Pratyahara (observação)
6 - Dharana (concentração)
7 - Dhiana (visualização)
8 - Samady (contemplação)

Vinyasa:

Conexão entre as posturas, sincronicidade entre movimento e respiração. Para cada movimento há uma inspiração ou expiração correspondente.

Em que consiste este método mysore?

As aulas não são conduzidas. O aluno aprende 3 posturas por aula, a fim de memorizar toda a sequência de 78 movimentos. 

HORÁRIOS:

Segundas, quartas e sextas (Ashtanga) às 8:00

Terças e quintas (Ashtanga) às 18:00

Sábados (Ashtanga) às 9:30

Valor:

aula avulsa: $60
1x semana: $190

2x semana: $250

Não temos cursos de formação, somente aulas regulares.

História

Tirumalai Krishnamacharya, considerado o pai da yoga moderna, através de escrituras antigas e de textos passados oralmente por seu mestre, sistematizou a prática do ashtanga vinyasa yoga, hoje difundida por seu discípulo Sri K. Pattabhi Jois.

Nascido em 1888 em Muchukundapura, Karnata, na Índia, Tirumalai Krishnamacharya dedicou sua infância e juventude aos estudos de sânscrito, textos védicos e yogicos. Incorporando a sabedoria antiga e os ensinamentos de seu professor, Rama Mohan Bramachari, com quem passou cerca de sete anos estudando na região do Himalaia, criou práticas de yoga acuradas, poderosas e, ao mesmo tempo, acessíveis e relevantes. Uma delas é o ashtanga vinyasa. 

Durante um período de sua vida, Krishnamacharya foi instrutor e deu aulas para várias pessoas, entre elas Sri K. Pattabhi Jois, um de seus principais discípulos e difusor do ashtanga vinyasa. Jois freqüentemente fala, em seus livros e aos seus alunos, sobre um texto intitulado “Yoga Korunta”, antigo manuscrito de ashtanga yoga que foi a base das lições ensinadas a ele por seu professor. Atribuído ao sábio Rishi Vamana, o  manuscrito foi um dos muitos textos passados oralmente para  Krishnamacharya, que o aprendeu oralmente e o decorou durante os anos em que viveu com seu professor no Himalaia. Korunta significa “grupos”, e o texto dizia existir listas de grupos de asanas apresentados em seqüências com movimentos.

 O texto também fazia referências a vinyasa, dristhy, bandhas, mudras e filosofia. 

 

Antes de Krishnamacharya deixar seu guru, por volta de 1924, foi falado a ele que o texto original poderia ser encontrado na Biblioteca Nacional de Calcutá. De acordo com Pattabhi Jois, que nunca viu esse texto e duvida que ele ainda exista, Krishnamacharya, em algum momento de sua vida, passou um ano em Calcutá procurando o livro, que estava bem danificado, com muitas partes faltando. As seções que sobraram foram transcritas por ele e ficaram conhecidas como "Primeira", "Intermediária" e "Avançadas" seqüências de asanas. Essas são as seqüências às quais conhecemos hoje como ashtanga vinyasa yoga, sistematizadas por Krishnamacharya e baseadas em séries de posturas. 

Quando Pattabhi Jois começou seus estudos com Krishnamacharya, em 1927, foi com o método do Yoga Korunta que foi ensinado. Jois sempre ouvia de seu Guru a seginte frase: “Yogi, nunca pratique asanas sem vinyasa. A partir de todos os ensinamentos aplicados por seu professor, Jois ensina Ashtanga Vinyasa no Ashtanga Yoga Research Institute(AYRI) em Mysore, no sul da Índia, onde muitos professores, inclusive o fundador do Studio de Yoga, Cristovão de Oliveira, passaram e aprenderam a prática e a filosofia do ashtanga vinyasa yoga.

Método de ensino

Sendo o único estilo de Yoga que possui séries fixas, existe a possibilidade de ministrar aulas de duas maneiras: “aula conduzida” e “self-pratice”. 

 

A aula conduzida consiste em todo o grupo praticar no mesmo ritmo. Geralmente o grupo segue o ritmo de alguém indicado pelo instrutor. Podendo, muitas vezes, ser o próprio instrutor.

 

O método escolhido pelo Studio é o “self pratice” ou “estilo Mysore”, o mesmo ensinado no Ashtanga Yoga Research Institute, em Mysore, na Índia. Com este método, as posturas são passadas uma a uma para cada aluno, que segue seu ritmo individual, sempre acompanhado por um instrutor.

 

O objetivo do self-pratice é fazer com que o aluno descubra o seu próprio ritmo através dos asanas (posturas), respiração e bandhas (contração), desenvolvendo assim, maior flexibilidade, força e concentração. Estima-se que o praticante aprenda duas ou três posturas por aula (memorizando toda a prática entre 2 e 4 meses, dependendo do número de aulas).


Vantagens: É mais eficaz na memorização e no aprendizado da série; Flexibilidade de horários – o aluno é quem faz o início e o fim da prática, dentro do período disponível de aula. A aula leva entre quarenta minutos e uma hora para iniciantes e cerca de uma hora e meia para alunos mais avançados.

Séries

O Ashtanga Vinyasa Yoga é composto por seis séries progressivas de posturas.

1a série – Cleanses – Purificação dos órgãos internos através do suor (limpeza orgânica).

2a série – Nadi sodana – Purificação dos nervos, principalmente aqueles conhecidos como Idala, Pingala e Sushuna.

3a série – Sidhis – Obtenção de poder (desde o controle da flexibilidade e da força até uma mente focada e objetiva).

 

4a, 5a, e 6a série – Busca da transcendência.

Mantras

Chama-se mantra a vocalização de sons e ultra-sons entoados no início e no final da prática de Ashtanga Vinyasa Yoga. 

 

 

A palavra mantra vem do sânscrito man (manas), pensamento e tra (trána), proteção ou instrumento, significando: instrumento do pensamento ou escudo.

 

Desenvolvidos por mestres yogues ou ríshis, através de intuição e experimentação, foram passados ao resto da Humanidade pela transmissão oral de Mestre a discípulo através dos milênios.

 

Mantra de Abertura

Vande gurunam charanaravinde
sandarshita svatma sukhava bodhe
nishreyase jañgalikaiyamane
samsara halahala mohashantyai
abahu purushakaram
shankhachakrasi dharinam
sahasra shirasam svetam
pranamami patañjalim 

 

Saudo os pés de lotus do mestre supremo que ensina o conhecimento justo e mostra o caminho para despertar a alma:  aquele que esta além das comparações e que como um médico na selva , extrai da consciência o veneno da ignorância. Inclinome humilde diante do sábio Patanjali, serpente de mil cabeças, cujo o braço, portando concha e escudo, heróicos atos perfaz.

 

Mantra de Encerramento

Svasti prajabhyah paripalayantam
nyayena margena
mahim mahishah
gobramhanebhyah
shubhamastu nityam
lokah samastah
sukhino bhavantu

 

 

 

Que a prosperidade seja glorificada que os soberanos administrem o mundo de acordo com a lei e a justiça que a divindade e erudição sejam protegidas que os seres de todo o mundo sejam felizes e prósperos.

"Alimentar mente, corpo e alma permite prosperar plenamente."

  • Ashram Serra da Cantareira
  • Ashram Serra da Cantareira
  • Ashram Serra da Cantareira
  • w-facebook
  • w-blogger

© 2019 Todos os direitos reservados.